CONHEÇA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES!
.jpeg)
Prof. Antônio Galina
IBqM - PBBC
Gradiente de prótons mitocondrial: um novo regulador do metabolismo de glicose?
Saiba Mais!
Doutor em Química Biológica pela UFRJ, com pós-doutorado na Universidade de Barcelona. Atualmente, é professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. É coordenador do Laboratório de Bioenergética e Fisiologia Mitocondrial (@labmito), referência internacional no estudo da função e dinâmica mitocondrial. Ao longo de sua trajetória, tem contribuído para a compreensão da fisiologia mitocondrial e da geração de espécies reativas de oxigênio, com impacto direto na investigação de doenças neurodegenerativas e distúrbios metabólicos.
Currículo
E-mail: galina@bioqmed.ufrj.br

Dr. Carlos Escande
Institut Pasteur del Uruguay
Em Breve
Doutor em Ciências Biológicas na Universidad de la República (Uruguai). Realizou pós-doutorado na Mayo Clinic Alix School of Medicine. É coordenador do Laboratório de Patologias do Metabolismo e Envelhecimento no Institut Pasteur del Uruguay, onde investiga os mecanismos da evolução de doenças do metabolismo, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Foi um dos fundadores da Eolo Pharma, empresa de biotecnologia que investiga novas abordagens para o tratamento da obesidade e doenças metabólicas. Seu principal projeto investiga o SANA, composto ativador da termogênese dependente de creatina com potencial para restaurar a saúde metabólica.
E-mail: escande.carlos@gmail.com
Graduanda em Ciências Biológicas: Modalidade Médica (Biomedicina) pela UFRJ, atua como pesquisadora de Iniciação Científica no Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras (IBQM/UFRJ), com foco em biologia molecular, bioquímica, bioengenharia e metabolismo energético. Integra a equipe OSIRIS RIO, primeira equipe de biologia sintética da UFRJ, que conquistou medalha de prata na competição internacional de biologia sintética, iGEM Grand Jamboree, com o projeto YOB3: um bioestimulante para plantas a base de leveduras modificadas.

Dr. Eduardo Chini
Mayo Clinic
Em Breve
Doutor em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente, é professor da Mayo Clinic (EUA) e atua como anestesiologista e cientista clínico no Robert and Arlene Kogod Center on Aging (EUA). Sua pesquisa concentra-se no metabolismo do dinucleotídeo de adenina e nicotinamida (NAD), tendo descoberto a enzima CD38 como principal reguladora da degradação de NAD em células mamíferas. Investiga os papéis oxidativos e não oxidativos do NAD como molécula sinalizadora e molécula energética, explorando implicações para obesidade, envelhecimento, disfunção metabólica e doenças renais.
E-mail: chini.eduardo@mayo.edu
Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS, com pós-doutorado na University of Maryland School of Medicine (EUA). Foi presidente da Neurotoxicity Society e editor-chefe do periódico Neurotoxicity Research. Atualmente, é professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e coordena o Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (@inbornerros). Sua linha de pesquisa se concentra no estudo da fisiopatologia de epilepsias neonatais e acidemias orgânicas. Também atua na divulgação científica sobre doenças raras.
E-mail: gustavo.ferreira@bioqmed.ufrj.br
Currículo

Profª. Juliana Camacho
IBqM - PBBC
Pense Bioquimicamente: A Bioquímica no seu dia a dia e nas doenças metabólicas.
Doutora em Química Biológica pela UFRJ, com pós-doutorado na Mayo Clinic Rochester (EUA). Atualmente, é professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. É coordenadora do NAD Group (@labdrjucamacho), onde desenvolve projetos direcionados ao metabolismo de NAD durante o processo de envelhecimento, investigando suas implicações em diferentes tecidos, incluindo cérebro e sistema nervoso periférico. Além disso, coordena o projeto de extensão Pense Bioquimicamente (@pense.bioquimicamente), que busca desmistificar desinformações em saúde, promovendo divulgação científica de forma assertiva.
E-mail: camacho@bioqmed.ufrj.br

Profª. Lorena Siqueira
ICB
Resistência vs infecção: qual é o time do metabolismo? – Perspectivas sobre a infecção pelo vírus dengue em hepatócitos
Doutora em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente, é professora do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ vinculada ao Programa de Graduação em Anatomia. Sua atuação científica concentra-se no estudo de alterações da fisiologia hepática, metabolismo e bioenergética induzidas por doenças sistêmicas e infecções virais.
E-mail:

Me. Marina Chichierchio
IBqM - PBBC
Em Breve
Mestre em Biofísica pelo programa de Imunologia do IBCCF/UFRJ. Realizou estágios no Laboratório de Imunologia da Florida International University (EUA) pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Atualmente, integra o NAD Group (@labdrjucamacho), onde desenvolve projetos sobre o metabolismo de NAD como impulsor da função mitocondrial na dor inflamatória neuropática. Além disso, atua nos projetos de extensão TimeCannabis (@timecannabis) e Pense Bioquimicamente (@pense.bioquimicamente).
E-mail: marina.chichierchio@bioqmed.ufrj.br
Currículo

Prof. Marcus Oliveira
IBqM - PBBC
Projeto L.I.M.P.A.: A biotecnologia de insetos como potencial solução aos desafios ambientais contemporâneos
Doutor em Química Biológica pela UFRJ, com pós-doutorados na Boston University School of Medicine (EUA) e no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e coordena o Laboratório de Bioquímica de Resposta ao Estresse e a StartUp Tenebrix (@tenebrixstartup). Os projetos de pesquisa conduzidos no seu laboratório envolvem a participação das mitocôndrias nas vias de resposta a diferentes estresses celulares, incluindo aqueles gerados por desequilíbrios nutricionais, ativação da resposta imune e envelhecimento.
E-mail: maroli@bioqmed.ufrj.br

Prof. Mychael Lourenço
IBqM - PBBC
Chefe do PBBC
Doutor em Química Biológica pela UFRJ, com pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA). Atualmente, é professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e chefe do PBBC. Sua tese de doutorado foi premiada pela CAPES em 2017. É coordenador do Lourenco Lab, que busca elucidar os processos moleculares subjacentes à perda de memória e neurodegeneração na Doença de Alzheimer, identificando potenciais alvos terapêuticos. Em 2023, foi incluído pela revista Nature Medicine entre os “11 jovens pesquisadores globais para ficar de olho”.
E-mail: mychael@bioqmed.ufrj.br
.jpeg)
Profª. Patrícia Schuck
IBqM - PBBC
Vamos falar sobre doenças raras?
Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS, com pós-doutorado na University of Maryland School of Medicine (EUA). Foi membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências e recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência (L'Oréal/ABC/UNESCO). Atualmente, é professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e vice-chefe do PBBC. Faz parte da coordenação do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (@inbornerros), que se concentra na compreensão da fisiopatologia dos erros inatos do metabolismo e na divulgação científica sobre doenças raras.
E-mail: patricia.schuck@bioqmed.ufrj.br

Prof. Wagner Seixas
IBqM - PBBC
Curso de Férias do IBqM
Doutor em Química Biológica pela UFRJ, com pós-doutorado no Brigham and Women’s Hospital, Harvard Institute of Medicine (EUA). Atualmente, é professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ e Vice-Diretor do mesmo instituto. É coordenador do Laboratório de Adaptações Metabólicas (@lametufrj), que investiga as adaptações do metabolismo energético e a regulação hormonal e mitocondrial na obesidade, diabetes e na adaptação ao frio.
E-mail: wseixas@bioqmed.ufrj.br
.png)


